sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nome sujo

A marolinha não nos assusta. Os gastos de brasileiros que viajaram para o exterior ultrapassaram os 900 milhões de dólares. É o dobro do que os estrangeiros gastaram aqui no mês passado.

Só que os que gastam mais do que podem pagar acabam caindo na inadimplência, e o que é um problema para muitos, vira uma oportunidade para alguns.

Várias empresas se especializaram em limpar o nome de endividados, e algumas delas estão aplicando golpes. Não faltam promessas de retirada do nome nos cadastros de inadimplentes num prazo curto e custo baixo. Mas sozinho, indo até os credores e renegociando as dívidas, o devedor tem seu nome limpo automaticamente, liberado para fazer novos crediários.

Meu nome está sujo. E agora?
A Associação Comercial de São Paulo disponibiliza uma cartilha do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), sobre como cuidar do seu nome e mantê-lo limpo. Aprenda o passo a passo.

A Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) disponibiliza um serviço de orientação ao cidadão. Procure o posto de atendimento e o telefone do seu estado.

O Procon-SP dá orientação sobre os cuidados que se deve ter ao tomar um crédito fácil. A instituição lembra que, se você deixar de pagar uma das parcelas, seus dados poderão ser incluídos na Serasa e no SCPC, desde que você seja notificado antecipadamente e por escrito. Veja quais são os cuidados que você deve ter.

Já se você pensa em se candidatar nas próximas eleições, não precisa se preocupar. Afinal, ficha suja não é impedimento para uma candidatura.

Fonte: jornalnacional.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário