O volume de vendas no varejo brasileiro aumentou 5,9% em julho na comparação com 2008 e já acumula crescimento de 4,7% nos primeiros 7 meses do ano.
Os preços dos produtos de alimentação no domicilio aumentaram somente 1,7% nos últimos 12 meses, bem menos que a inflação de 4,5% medida pelo IPCA. Com isso, os super e hipermercados elevaram em 10% o seu volume de vendas.
Roupas e sapatos ficaram 7,6% mais caros nos últimos 12 meses. Então no setor de vestuário, o volume de vendas caiu mais 2,1% em julho, totalizando um recuo de 6,2% no ano.
Isso quer dizer que quando o preço de um produto cai, o consumo dele aumenta. E quando o preço de um produto aumenta, o consumo dele cai. Até aí, tudo bem.
Agora, pela regra da inflação, quando o consumo de um produto aumenta, o preço dele também aumenta. E quando o consumo de um produto cai, o preço tende a cair também. Fiquei confuso.
Será que economia é uma ciência exata?
Mais informações sobre esta pesquisa do IBGE, veja o blog do Marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário