quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONTROLE DE QUALIDADE

O programa CQC tem um quadro chamado “controle de qualidade”, onde um de seus repórteres vai até a câmara dos deputados ou ao senado e faz perguntas sobre assuntos (na opinião do programa) relevantes para o Brasil. Temas em votação no plenário, políticos com processos judiciais, política internacional, entre outros.

Os políticos que respondem às perguntas corretamente ganham congratulações, e os que não respondem ou respondem errado são considerados displicentes nas questões de interesse nacional.

Alguns políticos não dizem uma palavra, por não depositar credibilidade no programa, e outros se manifestam dizendo que o programa não faz outra coisa senão ridicularizar os parlamentares com suas piadas e artes visuais.

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Os parlamentares deveriam sim estar cientes dos assuntos de interesse nacional, e principalmente saber a posição da população sobre os assuntos, visto que sua função é representá-la. Por outro lado, a postura do programa não prova nada com nada.

Programas de perguntas e respostas não são novidade. Desde os primórdios da televisão programas levam pessoas ao ar e lhes fazem perguntas que estas deveriam saber. Mas algumas vezes estas pessoas erravam. O que isso provava? Nada.

Ao invés de perguntar a um deputado “que país apoiou o acordo proposto pelo Brasil ao Irã na questão de enriquecimento de urânio”, o repórter deveria perguntar “qual a sua opinião sobre o acordo proposto pelo Brasil ao Irã na questão de enriquecimento de urânio”. Seria mais útil ao eleitor. Mas se assim fosse, qual seria a graça? Onde é que estaria a piada?

As vezes falta um pouco de personalidade ao programa CQC. Há que se definir se ele é um programa de entretenimento, ou se de conscientização da população. As duas coisas, não dá:

Entretenimento:
- Cobertura de partidas de futebol
- Cobertura de festas de lançamento de filmes, novelas etc.
- Cobertura de noites de autógrafos de livros e da revista Playboy.
- CQTeste;
- Luque responde;
- Piores notícias;
- Top Five;
- Trabalho forçado;

Conscientização (ou tentativa de):
- Controle de qualidade;
- Cidadão em ação;
- Proteste já.

E você? Assiste ao CQC para se distrair ou para pensar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário