A criação de empregos formais no ano bateu recorde em Fevereiro, e se olharmos o bimestre, o número também é recorde. Significa dizer que mais gente com carteira assinada, com mais dinheiro na mão para pagar dívidas e, o mais importante, consumir.
Pagando as dívidas a inadimplência tende a cair, e assim os bancos e financeiras podem liberar mais crédito, para que os consumidores possam consumir ainda mais.
Acontece que este consumo esta elevando os índices de inflação. Metades dos analistas achavam que a taxa básica de juros já deveria ter sido elevada este mês, e a outra metade achava que dava pra esperar até a próxima reunião do Copom, que decidiu manter a taxa em 8,75% ao ano.
Então teremos os índices de inflação ainda em tendência ascendente, e os investidores provavelmente manterão suas posições em investimentos conservadores, que por enquanto estão mais atrativos. Quando os juros subirem, o consumidor já estará endividado novamente com muitas despesas fixas, e verá as despesas variáveis devorando uma parcela maior da sua renda.
Seria um retorno da inadimplência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário